sexta-feira, 18 de setembro de 2009

OFF | Artigo Supremo

Por: Cassio Ribeiro

     Eu gosto de criar várias teorias a respeito das coisas. Uma delas é referente língua portuguesa: “A supremacia do artigo”.

     Eu sou goiano e por mais que eu tenha morado em outros estados, um coração sertanejo está cravado em meu peito. Gosto de observar como conversamos no nosso dia-a-dia. É engraçado a maneira que sempre iniciamos uma frase quando o assunto é sério: “Oh, Deixa eu te falar”, vale também preparar para uma interrogação: “Deixa eu te perguntar”. Temos outras expressões exóticas: “Dar rata”, “Pular o corgim (córrego)”.
 
    Notei que temos um grande problema ao falar frases no plural. É necessário um grande esforço e mentalização previa para que a frase saia correta. Por isso, é muito mais fácil falar como vem a mente.

Vamos a “Supremâcia do artigo”.

    O artigo, seja definido e indefinido, tem um poder enorme na frase ao mudá-la para o plural. Não há necessidade de modificar todas as palavras, apenas o artigo.

Exemplo:

Singular: “O menino gosta de jogar bola
Mais de um menino agora: “Os meninos gostam de jogar bola
Plural com artigo soberano: “Os menino gosta de jogar bola.”
Outro exemplo: “Os carro de hoje é tudo prata.”

     Pronto, é isso. Se apenas o artigo está no plural, toda a frase já ganha esse novo sentido.
    Isso vale para pronomes também. Ex: “Esses menino custoso. Eles faz isso toda vez". Se o artigo já está no plural, qual o motivo de colocar todas as outras palavras também? É mera redundância!

    Viu que maravilha. Uma evolução quase darwinista da nossa língua. Melhor, não!?

OBS: Eu sei que na escrita deve-se respeitar as normas da língua culta. Minhas observações são referentes à língua falada. Defendo o nosso regionalismo.

Um comentário:

  1. Vc tá sofrendo muita influência de um certo técnico de segurança da transpetro que eu me recuso a falar o nome.

    ResponderExcluir