quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Livro | Noturno

Por: Dimas


Um avião aterrisa em Nova York e não se posiciona para o desembarque. As luzes no avião estão todas apagadas. Descobre-se que todos a bordo estão mortos. Primeiro episódio de Fringe, a série de J.J. Abrams? Poderia ser, mas é também o início do livro "Noturno", escrito por Guilhermo Del Toro e Chuck Hogan. Del Toro é diretor de cinema - O Labirinto do Fauno - e Chuck Hogan é autor de "Prince of Thieves" (ainda sem tradução). A idéia da história é de Del Toro e o desenvolvimento é de Hogan, mas ambos trabalharam juntos. Apesar da semelhança com o início de Fringe, o desenvolvimento é outro. Trata-se de uma história de vampiros. Mas não os vampiros teens da série Crepúsculo e tampouco o vampiro sedutor de Anne Rice, Lestat. Na história de "Noturno", conhecemos uma vertente vampiresca mais semelhante a zumbis. Os passageiros e tripulantes do vôo 753 da Regis Airlines são contaminados por um vírus transmitido pelo "Mestre", um dos sete Grandes Vampiros existentes na Terra. Ele foi trazido para os Estados Unidos por um milionário que busca a vida eterna. A trasmissão do vírus vampiresco não se dá pela mordida de dentes caninos e sim através de um ferrão (um apêndice) que nasce na garganta e é expelido pela boca do infectado. A menção a zumbis não é gratuita pois os vampiros de "Noturno" lembram bastante os zumbis de "n" filmes de terror. Para combater a ameaça, temos o dr. Goodweather (dr. bomtempo, em português), um infectologista do governo, que a princípio não acredita no que está acontecendo, mas é convencido e auxiliado pelo prof. Setrakian, um especialista e conhecedor da existência dessa raça de vampiros e que tem uma dívida pessoal com o "Mestre". Não me perguntem por qual feliz coincidência o prof. Setrakian, entre tantos lugares do mundo para viver, escolhe exatamente Nova York, onde seu arqui-inimigo resolve aparecer. Quem leu Drácula, há de notar semelhanças entre Setrakian e Van Helsing. Finalizando, esses vampiros não temem água benta e crucifixos e não saem durante o dia pois são vulneráveis à luz solar (eles não ficam brilhando feito purpurina).

Trecho do livro: "Sua boca se abriu como se fosse responder - e o ferrão se projetou, cruzando toda a largura do veículo, e perfurou a garganta do sujeito indefeso, que nada conseguiu fazer além de espernear" (pag. 341).

Personagens principais: dr. Eph Goodweather - pai de um garoto de 11 anos, que está brigando na justiça pela custódia do filho, no processo de divórcio com Kelly, sua ex-mulher. Prof. Abraham Setrakian - polonês, prisioneiro do campo de extermínio Trebrinka, onde conheceu o Mestre e teve por ele as mãos quebradas. Tornou-se um especialista em vampiros e mora em Nova York, onde acumulou objetos e conhecimento sobre a raça dos Vampiros, esperando o momento de sua vingança. Gus - ladrãozinho barato, é o responsável por retirar a Van do aeroporto que contém o caixão onde está o Mestre. É "convocado" pelo grupo dos 3 vampiros antigos, que não concordam com as ações do Mestre. Aparentemente terá uma participação mais ativa nos dois volumes restantes. Eldritch Palmer - um velho multi-milionário e doente, é o responsável pela vinda do Mestre para Nova York e foi através de sua influência e contatos que o caixão contendo o Mestre conseguiu ser embarcado em Berlim, sem que houvesse fiscalização (a mesma situação do Drácula de Bram Stoker, na viagem da Transilvânia para a Inglaterra).

Noturno é o primeiro livro da "Trilogia da Escuridão". Recomendo a leitura para aqueles que gostam de terror e suspense. É um livro envolvente, fácil de ler e que nos deixa na expectativa da sua continuação.


Editora Rocco - 463 pags - tradução de Sérgio Moraes Rego e Paulo Reis. (preço: R$ 37,20 -saraiva.com)

2 comentários: